Pets no Verão
Blog

Principais Cuidados com os Pets no Verão

Principais Cuidados com os Pets no Verão

Introdução

Ah, o verão! A estação perfeita para pegar uma praia, tomar sol e…cuidar dos nossos amados pets? Sim, meus amigos, o calor intenso também afeta nossos companheiros peludos, e eles precisam de cuidados especiais para aproveitar essa época do ano sem riscos para sua saúde.

Então, prepare-se para descobrir os principais cuidados com os pets no verão e garantir que eles curtam os dias ensolarados com segurança. Vamos lá? Ah, e não esqueça do protetor solar para o peludinho!

Entenda como os pets sofrem com o calor

No verão, cães e gatos têm uma maneira diferente de trocar calor em comparação aos humanos. Enquanto nós transpiramos, os pets transpiram através dos focinhos, da boca e das almofadinhas das patas, chamadas de coxins. Além disso, os gatos também conseguem regular a temperatura por meio da lambedura dos pelos. Essa troca de calor pode ser um desafio, principalmente para cães de focinho curto e pets com pelagem longa.

Sabe aqueles cães fofinhos como o Pug e o Shih-Tzu? Eles apresentam maior dificuldade em lidar com o calor e podem ficar ofegantes. Ah, e não podemos esquecer daqueles cães que estão acima do peso, eles também sofrem mais nessa estação. Então, cuidar dos nossos amiguinhos nesse período é essencial! Vamos conferir algumas dicas para manter os pets fresquinhos e saudáveis durante o verão.

Cuidados essenciais com a hidratação

O verão chegou e, com ele, vem também o calor escaldante que pode causar desconforto e até mesmo problemas de saúde nos nossos queridos pets. Ao contrário de nós, humanos, os animaizinhos não suam como loucos para regular a temperatura corporal. Eles têm algumas estratégias bem diferentes, como a transpiração pelo focinho, boca e, claro, pelas almofadinhas fofinhas das patinhas. Mas, infelizmente, esses métodos não são tão eficazes quanto o nosso suor revigorante.

Cuidados essenciais com a hidratação: Ok, estamos cansados de ouvir isso, mas a verdade é que a hidratação é super importante durante o verão! Deixe sempre água limpa e fresquinha à disposição do seu bichinho de estimação. Afinal, eles também sentem sede, né? Sim, acredite ou não, eles não têm superpoderes e também precisam se refrescar.

cachorro na piscina
cachorro na piscina

Ah, e uma dica de ouro: coloque cubos de gelo na água do pet! Assim, ela ficará fresquinha por mais tempo, como se estivesse recém-saída da geladeira.

Protegendo as patinhas dos pets

Ah, as patinhas dos nossos queridos animaizinhos! Tão fofas e cheias de vida, não é mesmo? Mas, cuidado! No verão, elas podem ser mais vulneráveis do que imaginamos. Evite caminhar em superfícies quentes, como asfalto e areia, para que seu pet não sofra queimaduras. Afinal, não é muito agradável caminhar sobre uma placa de fogão quente, né? Então, como driblar esse problema? Simples! Faça os passeios com seu pet em horários mais frescos, antes das 10h da manhã e após as 16h.

Assim, as temperaturas do chão estão mais amenas e as patinhas ficam protegidas. Ah, e se estiver quente para você caminhar, está quente para o seu companheiro peludo também.

Afinal, queremos que nossos bichinhos curtam o verão com alegria, não é mesmo? E isso inclui não sofrer queimaduras nas patinhas. Então, não se esqueça, proteja as patinhas do seu pet como um verdadeiro guardião. Ele vai te agradecer com abanadas de rabinho e muitos lambeijos!

Agora que você já sabe como cuidar das patinhas do seu pet, vamos para o próximo tópico! Sim, ainda temos mais dicas incríveis para garantir o bem-estar do seu amiguinho de quatro patas no verão. Então, continue com a gente e aprenda a identificar os sinais de desconforto que seu pet pode apresentar. Vamos lá!

antibióticos aos animais de estimação
antibióticos aos animais de estimação

Atenção aos sinais de desconforto

Chegamos à parte mais importante deste blog cheio de dicas incríveis para cuidar dos nossos amados pets no verão. É hora de aprender a ficar atento aos sinais de desconforto que nossos peludinhos podem apresentar quando estão sofrendo com o calor extremo.

Fique atento aos sintomas! Se o seu pet estiver apresentando uma respiração ofegante e acelerada, com a boca bem aberta como se tivesse lutado uma maratona (só que sem as medalhas), é hora de ligar o alerta!

Fraqueza, apatia, salivação excessiva, vômitos e até mesmo desmaios também são sinais de que o calor está pegando pesado no seu companheiro de quatro patas. Você pode até tentar sugerir para o seu peludo tirar umas férias no Polo Norte, mas eu lamento informar que isso não vai resolver o problema.

A melhor solução é procurar um veterinário de confiança para avaliar o quadro do seu mascote e dar as devidas orientações. Afinal, eles são os especialistas, né? Então, se você perceber algo de errado, não pense duas vezes antes de levar o seu pet para uma consulta.

O seu bicho de estimação vai te agradecer, mesmo que ele não fale a sua língua. Afinal, não é preciso esperar até que a situação fique fora de controle. Cuide do seu amigão e dê uma olhada nele sempre que notar algo estranho. Agora que já falamos sobre os sinais de desconforto, vamos para a próxima e última parte deste blog. Você já está quase lá! Então, não vá desmaiar antes de chegar às considerações finais, ok? Bertinho, o Pug, está torcendo por você!

Cuidado com os parasitas

Ah, os parasitas… esses bichinhos encantadores que adoram se acomodar nos nossos queridos pets. Quem não gosta de um carrapatinho ou uma pulguinha se divertindo no pelo do animalzinho de estimação, não é mesmo?

Piscina para Cachorro
Piscina para Cachorro

Brincadeiras à parte, lidar com parasitas é uma tarefa importante na saúde dos nossos pets durante o verão. E acredite, não é nada agradável ver o seu bichinho sofrendo com coceiras, alergias e possíveis doenças transmitidas por esses intrusos indesejados. Então, vamos lá!

Uma boa dica é utilizar produtos específicos para prevenção, como coleiras antipulgas e antiparasitas, sprays repelentes e produtos tópicos recomendados por médicos veterinários. Eles ajudam a manter esses parasitas bem longe do seu amiguinho de quatro patas. Ah, e não esqueça dos exames regulares! Consultas periódicas ao veterinário são essenciais para identificar precocemente qualquer infestação de parasitas e tomar as devidas providências.

Portanto, mantenha seu pet livre desses visitantes indesejados, porque não queremos que nossos bichinhos fiquem com coceira e acabem se coçando no meio da sala e deixando um rastro de pulgas pela casa, não é mesmo? Vamos cuidar bem deles e deixar esses parasitas de fora!

Considerações finais

Cuidar dos nossos pets no verão é fundamental para garantir que eles aproveitem essa estação de forma segura e tranquila. Mantenha-os sempre hidratados, proteja suas patinhas, fique atento aos sinais de desconforto e cuide para que eles não sejam incomodados por parasitas. Com esses cuidados, você e seu pet podem aproveitar juntos os dias ensolarados com toda a diversão e amor que eles merecem.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *